14
Fev 10

Fachada Norte_Maio 1953.jpg

Haverá muitos leirienses que ainda guardam na memória o Teatro D. Maria Pia, em Leiria. Mas quem nasceu já na segunda metade do Séc. XX, não teve essa oportunidade. Aqui fica uma descrição da sua inauguração, relembrada por altura da comemoração do 60º aniversário, realizado em 8 de Dezembro de 1940 e publicado no jornal O Mensageiro de 7 de Dezembro de 1940.

Leiria inaugurou há poucos dias [9 de Dezembro de 1880] o seu novo teatro, um belo teatro (…). Vamos dar uma rápida notícia dêste novo teatro, um grande melhoramento na cidade de Leiria, notícia cujos apontamentos devemos à obsequiosa amabilidade do sr. L. A. Dos Santos.

O teatro de D. Maria Pia foi edificado no campo de D. Luiz I, correndo paralelo ao antigo convento de Sant’Ana, com o qual forma uma vasta e espaçosa rua.

A arquitectura externa do teatro é simples, em compensação o teatro por dentro é dum luxo extraordinário, duma elegância que o coloca acima de todos os teatros de província. No rez-do-chão há um vasto salão que serve de vestíbulo comunicando com a casa do bilheteiro, o botequim e com elegantes escadas que conduzem à parte superior do edifício. Entretanto por esse salão encontra-se um bonito arco, e logo depois as escadarias amplas dos camarotes e ao fundo a porta que abre para a platéa, tendo na parte superior o emblema da comédia e escrito em letras abertas em talho dourado o nome do teatro. Na 1ª. Ordem há 21 camarotes, largos, com belas coxias que dão para um vasto salão de entreactos tendo nos topos a “toilette” e um botequim especial. Na 2 ordem há igual número de camarotes. A placa tem 132 cadeiras, e 100 lugares de geral, e é circundada por 16 frisas.

A sala é em feitio de ferradura, é elegantíssima, perfeitamente iluminada por numerosos candelabros suspensos dos camarotes, todos gradeados em florões dourados e corrimãos estofados a carmezim vivíssimo, dum belo efeito. O tecto do teatro é cheio de ornatos e arabescos dourados, e o pano de boca, pintado em Milão, e oferecido ao teatro pelo accionista de Lisboa sr. José da Silva Bento e Sousa, é magnífico e representa uma cortina sobrepujada por um docel a que se abriga um grupo de crianças sob as bandeiras portuguesa e italiana, alegoria à caridade régia da augusta princesa de quem o teatro tem o nome. O palco é vasto, tem camarins espasoços e já possue um sofrível número de vistas pintadas pelos cenógrafos Rocha e Barros. O teatro foi edificado por uma sociedade de que foi a alma e o iniciador, o sr. Miguel Joaquim Leitão, aos esforços, e trabalhos infatigáveis dos quais  Leiria deve hoje o seu belo teatro. A sociedade é por acções espalhadas por muitas pessoas influentes da localidade e de outros pontos do país. A primeira pedra para a edificação do teatro foi lançada, com grande pompa, no dia 3 de Outubro de 1878, assistindo a esta solenidade a comissão promotora, a câmara municipal e outras autoridades.

A inauguração realizou-se com todo o brilho na noite de 8 de Dezembro, com um espectáculo desempenhado por curiosos, abrindo com o hino de El-Rei D. Luiz, executado pela orquesta, e um hino de saudação a S. M. a rainha escrito pelo sr. Xavier Rodrigues Cordeiro, poeta natural de Leiria, e cantado pela sociedade dramática. A peça de inauguração deste teatro, construído em dois anos e um mês, foi o drama “Abel e Caim” do falecido escritor António Mendes Leal.

O Teatro D. Maria Pia foi o centro cultural de Leiria, por excelência, durante cerca de oitenta anos. Recebeu teatro, cinema, concertos musicais, recitais, exposições e outras manifestações de arte, sob os aplausos de um público não só da cidade, mas de outros concelhos, que pela qualidade e fama dos seus espectáculos, acorriam frequentemente a ele.

A degradação do edifício e a necessidade de ampliar a sua lotação, levantou polémica, gerou negociações, mas a sua demolição em 1958 foi inevitável.

Foi uma perda lamentável. Hoje por certo seria reabilitado.

publicado por Ana Bela Vinagre às 17:56

Por acaso não tem nenhuma informação adicional sobre o José da Silva Bento e Sousa referido no post? Obrigado Rui Mendes
Rui Mendes a 28 de Abril de 2011 às 16:30

De momento não possuo informação sobre esse accionista até porque segundo o artigo ele vivia em Lisboa. Contudo o fundo documental da Associação do Teatro D. Maria Pia encontra-se no Arquivo Distrital de Leiria e está consultável.
Para ter uma noção do que existe na referida documentação poderá ir ao site do referido Arquivo.

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
27

28


subscrever feeds
arquivos
2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO