22
Mar 20

O Orfeão de Leiria foi fundado oficialmente, em 1946. Antes, porém, já existia um grupo que se dedicava a actividades vocais, com reminiscências anteriores, sendo que a origem de um orfeão em Leiria, remonta a 1886, que nasce pela mão do Alferes de Caçadores nº 6 António Dias da Costa Pinto, também um famoso  pianista, através de uma carta de 23 de Maio do referido ano, dirigida a vários indivíduos, que passo a transcrever:

Exmº Sr. - A exemplo do que se pratica  desde muito tempo nas pincipaes localidades de todos os paizes da Europa, e do que já ultimamente se tem conseguido em Portugal, tenho projectado organisar em Leiria uma sociedade coral, denominada "Orpheon Leiriense".

Seria fastidioso ennumerar a Vª. Exª todas as vantagens de grande alcance que uma aggremição d'estas póde trazer ao meio em que se sustenta.

Se a ideia lograr enraizar-se e progredir comoespero, o tempo mostrará melhor do que eu o poderia agora fazer, como são profícuos os resultados materiaes e moraes do "Orpheon",  que além dóutras vantagens proximas, como a do [pas... po] agradavel, trará a de poderem os seus associados proteger a pobreza por meio de espectaculos apropriados convenientemente dirigidos.

É quasi uma necessidade esta creação, agora que um grupo notavelmente sympathico de habitantes de Leiria se deve a iniciação da "Sociedade Protectora dos Pobres", que mal poderá confirmar praticamente o seu nome, se todos nós lhe grangearmos fontes de receita, d'entre os quaes avultariam alguns concertos, promovidos em seu benefício, e para os quaes ha, infelizmente, poucos recursos musicaes em Leiria.

O "Orpheon Leiriense" poderá ser, e deve ser, como que uma consequencia d'aquella outra sublime instituição.

D'um caracter essencialmente democrático, não admitte exclusivismos de classes; artistico ou caritativo, honram-n'o egualmente os que cultivarem a arte, e os que exercem a caridade.

Do  primeiro ao ultimo socio, nenhum auterirá, mais que os outros, os louros da arte, ou os premios da virtude; antes serão todos, será a grande massa anonyma a colher uns e outros.

Para a direcção artística do "Orpheon Leiriense" encontrei a melhor vontade  nos Exmºs Srs. Ignacio Ayres d'Azevedo, José d'Oliveira Zuquet e Joaquim Zuquete, que commigo vão emprehender esta obra, para cujo exito completo venho pedir a associação de Vª. Exª., rogando-lhe a fineza de comparecer na póxima segunda feira, no salão do theatro de D. Maria Pia, á hora que se indicará no proximo numero do "Districto de Leiria", para entre todos se assentarem as bases da sociedade que, além de todas as commodidades, tem a de não obrigar a despeza alguma.

Leiria, etc.

Sou, com a maior consideração

De Vª: Exª., creado e obrigado.

Leiria 23 de maio de 1886".

A reunião ocorreu segunda feira 24 de maio. Inscreveram-se 50 sócios.

Nota: Entre esta associação e a constituição do Orfeão de Leiria vai um periodo de 60 anos, que vou procurar  investigar.

 

publicado por Ana às 15:48

Março 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20

23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO