22
Mar 20

O Orfeão de Leiria foi fundado oficialmente, em 1946. Antes, porém, já existia um grupo que se dedicava a actividades vocais, com reminiscências anteriores, sendo que a origem de um orfeão em Leiria, remonta a 1886, que nasce pela mão do Alferes de Caçadores nº 6 António Dias da Costa Pinto, também um famoso  pianista, através de uma carta de 23 de Maio do referido ano, dirigida a vários indivíduos, que passo a transcrever:

Exmº Sr. - A exemplo do que se pratica  desde muito tempo nas pincipaes localidades de todos os paizes da Europa, e do que já ultimamente se tem conseguido em Portugal, tenho projectado organisar em Leiria uma sociedade coral, denominada "Orpheon Leiriense".

Seria fastidioso ennumerar a Vª. Exª todas as vantagens de grande alcance que uma aggremição d'estas póde trazer ao meio em que se sustenta.

Se a ideia lograr enraizar-se e progredir comoespero, o tempo mostrará melhor do que eu o poderia agora fazer, como são profícuos os resultados materiaes e moraes do "Orpheon",  que além dóutras vantagens proximas, como a do [pas... po] agradavel, trará a de poderem os seus associados proteger a pobreza por meio de espectaculos apropriados convenientemente dirigidos.

É quasi uma necessidade esta creação, agora que um grupo notavelmente sympathico de habitantes de Leiria se deve a iniciação da "Sociedade Protectora dos Pobres", que mal poderá confirmar praticamente o seu nome, se todos nós lhe grangearmos fontes de receita, d'entre os quaes avultariam alguns concertos, promovidos em seu benefício, e para os quaes ha, infelizmente, poucos recursos musicaes em Leiria.

O "Orpheon Leiriense" poderá ser, e deve ser, como que uma consequencia d'aquella outra sublime instituição.

D'um caracter essencialmente democrático, não admitte exclusivismos de classes; artistico ou caritativo, honram-n'o egualmente os que cultivarem a arte, e os que exercem a caridade.

Do  primeiro ao ultimo socio, nenhum auterirá, mais que os outros, os louros da arte, ou os premios da virtude; antes serão todos, será a grande massa anonyma a colher uns e outros.

Para a direcção artística do "Orpheon Leiriense" encontrei a melhor vontade  nos Exmºs Srs. Ignacio Ayres d'Azevedo, José d'Oliveira Zuquet e Joaquim Zuquete, que commigo vão emprehender esta obra, para cujo exito completo venho pedir a associação de Vª. Exª., rogando-lhe a fineza de comparecer na póxima segunda feira, no salão do theatro de D. Maria Pia, á hora que se indicará no proximo numero do "Districto de Leiria", para entre todos se assentarem as bases da sociedade que, além de todas as commodidades, tem a de não obrigar a despeza alguma.

Leiria, etc.

Sou, com a maior consideração

De Vª: Exª., creado e obrigado.

Leiria 23 de maio de 1886".

A reunião ocorreu segunda feira 24 de maio. Inscreveram-se 50 sócios.

Nota: Entre esta associação e a constituição do Orfeão de Leiria vai um periodo de 60 anos, que vou procurar  investigar.

 

publicado por Ana às 15:48

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Março 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20

23
24
25
26
27
28

29
30
31


subscrever feeds
arquivos
2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO